terça-feira, 3 de julho de 2007

17/20 - Blogs e trabalhos coletivos

Basecamp
Ferramenta utilizada para gerenciar projetos colaborativos ou de clientes. É um aplicativo on-line desenvolvido em Ruby on Rails, que funciona como uma nova biblioteca on-line e banco de dados, possui uma linguagem própria para programadores que permite fazer e realizar ações básicas como sistema de login, sistema de posts para blogs, comentários e categorias para blogs. As pessoas que o utilizam dizem ser uma linguagem nova e prática de fácil utilização. O grupo, formado pelo Jozemar, Elke, Tania e Beatriz demonstra colaboração e afinidade, na execução das tarefas.


ThinkFree
O trabalho, desenvolvido pela Sueli, Marlene, Cristiane e Rosângela, trata de um pacote originalmente de escritório, que inclui editor de textos(Write), planilha(Calc) e software de apresentação(Show). Para os integrantes da equipe, a funcionalidade não difere muito dos pacotes office mais conhecidos hoje no mercado, como o da Microsoft e o Open Office da Sun. Tudo é praticamente idêntico, a posição da ferramentas o layout da folha, as fontes e até mesmo a possibilidade de importar arquivos .ppt, .doc e .xls entre outros.

Terapad
A ferramenta pesquisada pelo grupo, composto pela Neura, Magda e Isoleide foi o TERAPAD, ferramenta de uso gratuito, semelhante Blogger, e ainda mais completo que ele, pois agrega mais editores ao blog para fazer um blog coletivo. É um serviço de publicação on line de blogs, com galerias de imagens, calendário, leitor de feeds, estatísticas e fórum. Dispõe 2 GB de espaço livre e 10GB de transferência mensal. Nessa ferramenta, pode-se publicar, pesquisar e inserir imagens. O blog da equipe é apresentado de forma clara e bem didática.

Thinkature
Ferramenta de comunicação visual para a web, cujo ambiente é colaborativo e novo. Por meio dessa ferramenta, são criados espaços de trabalho, em que se pode convidar amigos para compartilhar idéias, a partir de mensagens instantâneas. É uma ferramenta flexível, que possibilita fóruns, chats e inserir figuras. De acordo com as integrantes da equipe, para utilizar a ferramenta, é necessário: Decidir compartilhar uma idéia; acessar ao site; fazer o cadastramento; inserir suas idéias; compartilhar a URL com outras pessoas; interagir com as opiniões das pessoas envolvidas. A equipe, formada por Salete, Helena, Myrian e Elisalandi, apresentou o trabalho de forma ampla, mostrando grande dedicação à atividade, além de cooperação em seu desenvolvimento.


Vyew
O Vyew, pesquisado pela Adriane, Flávia e Karen, é uma ferramenta, disponibilizada na língua inglesa, que possibilita realizar serviços de conferência web, partilhando o desktop enquanto se trabalha com documentos DOC, PPT, JPG, PDF, entre outros Na colaboração, em tempo real, os utilizadores podem fazer anotações ou desenhar como num whiteboard, e utilizar chat e teleconferência. À primeira vista, parece ser uma ferramenta um pouco mais complicada que as anteriores. É necessário explorá-la com mais atenção! O grupo, do qual eu fazia parte ínicialmente, mostrou bastante energia para pesquisá-la, e está de parabéns!

Yahoo! Grupos
Ferramenta pesquisada pela Viviane, Lenir, Rita, Rosângela e Viviane, diz respeito a um serviço gratuito que permite reunir seus membros através de um website ou email. Por meio dessa ferramenta, é possível conectar-se a outros usuários, a aprtir dos mesmos interesses. É gratuito; segundo a equipe, fácil de utilizar, e não é necessário (que maravilha!) conhecer HTML para formar um grupo.

Google Reader
A equipe da Nivea e da Jucela ficou encarregada de pesquisar o Google Reader - http://www.google.com/reader/view/ - um Gadget (categoria de mini-aplicativos criadas para proporcionar informações e dados úteis, ou para melhorar uma aplicação ou um serviço Windows ou Web), que permite seguir o conteúdo de sites sem termos que ir a esses sites. O Google Gadget pode ser acrescentado à qualquer página de web, sendo bastante fácil de utilizar. As possibilidades pedagógicas são muitas principalmente para professores aficcionados por notícias e novidades educacionais. Basta utilizar os feeds para acompanhá-los.

Comeeko
A equipe da Ermelina, Ivonete e Sônia ficou responsável por estudar uma ferramenta chamada Comeeko, e suas potencialidades pedagógicas. Por meio de tal recurso, é possível criar histórias em quadrinhos, no velho formato das fotonovelas, tão em voga há algumas décadas, utlizando fotografias. É uma ferramenta gratuita, desenvolvida em língua inglesa. Uma particularidade ou desvantagem do serviço, segundo as meninas, é o fato de que há a necessidade de armazenar as fotos no próprio servidor do Comeeko. Pelo que percebi, o Comeeko possibilita a criação de histórias em quadrinhos, o uso da criatividade, da imaginação e, de quebra, dá para se divertir bastante com a exploração de tal recurso. A equipe utilizou a ferramenta e construiu um blog bastante criativo e divertido, fazendo com que, também eu me interessasse pelo seu uso.

CL1P
A equipe formada pelo Antônio Wilson, Maria Aparecida e Thaís Bozzetto estudou o Cl1p e Imagination Cubed . Tive um pouco de dificuldade em entender as ferramentas, a partir das considerações feitas. Já sei que é um aplicatvo que deverá merecer maior aprofundamento de minha parte. Entendi que o cl1p.net é um serviço totalmente Web 2.0. Foi criado pelo programador canadense Rob Mayhew, e permite que se cole e copie documentos ou arquivos entre computadores. O usuário pode criar umapágina pessoal gratuitamente, sem as restrições ou limitações causadas por firewalls em redes internas. Pedagogicamente, serve para pequenas atividades do dia-a-dia, como transportar informações de um lugar para o outro sem usar o email.
Já o Imagination, é uma ferramenta de uso temporário, cujo ambiente aberto a criatividade com os elementos disponíveis, cuja finalidade é a utlização de recursos gráficos. Pedagogicamente, pode ser um recurso utilizado com finalidade artística, sendo indicado, particularmente, às crianças das séries iniciais.