terça-feira, 10 de julho de 2007

PROA 17/24 - Auto-avaliação

Para representar e dimensionar minha caminhada, utilizarei 3 importantes palavras: DIFICULDADE - SUPERAÇÃO e CONQUISTA!

As dificuldades!
No início, senti-me pouco à vontade com o desenvolvimento da disciplina, com os muitos indicativos, a grande quantidade de tarefas e recursos a serem utilizados em um curto espaço de tempo. Como desconhecia em grande parte o que me era indicado, não me via em condições de realizar todas as tarefas que eram solicitadas. Atrasei-me nas tarefas e até concluí que deveria desistir da disciplina, não sem antes refletir muito sobre as implicações que tal decisão acarretaria, pois tenho investido muito do meu tempo, pesquisas e dedicação ao curso como um todo. Nesse momento, conversei tanto e troquei tantos emails com a Suzana e, sobretudo com a Íris, que até perdi a conta. Recebi muita ajuda das professoras e apoio dos colegas, e resolvi persistir com as tarefas, apesar do desânimo, que naquele momento era bastante considerável.

A superação!
persistia: Lia, analisava e tentava entender o que eram feeds, RSS, Bloglines... tantos recursos, aplicativos, ferramentas... No início tudo me soava estranho, como se eu estivesse em um universo paralelo, quase em um episódio do “Além da Imaginação", todos falando uma língua que não era a minha! Apesar da evidente dificuldade, segui em frente: prestei ate desenvolvimento do TCC na escola! Foi muito difícil, mas teimosamente,Buscando recuperar o tempo perdido, passei horas em frente ao computador, testando as possibilidades, cometendo erros, sempre tentando atualizar as tarefas. Como todo mundo, além do acúmulo de atividades, havia a questão da rotina de trabalho,as aulas, família, pesquisas, além de outra disciplina do curso (Seminário Paulo Freire – maravilhoso!!). Ah, havia também onção, li, testei, perguntei, muitos colegas me ajudaram; a Iris e a Suzana me deram suporte, e meus amigos me suportaram durante a caminhada. Apesar das dificuldades, fui vencendo limites, superando obstáculos. Fui realizando cada uma das atividades, algumas com mais facilidade, outras de forma confusa e até atrapalhada, mas a cada pequena vitória, meu contentamento era mais e mais presente! Pude conhecer uma série de novos aplicativos: agregadores de conteúdos, ferramentas de comunicação visual, editores de textos e imagens, ambientes que permitem compartilhamento de apresentações... Com meu blog, aprendi a publicar postagem a partir do email, a usar o WTMB, a inserir recursos que desconhecia. Foram muitas descobertas, frustrações, angústias e incertezas, ensaios, tentativas e erros, pequenos e importantes acertos. A atividade em equipe também foi recompensadora: apesar da distância geográfica, aproximamo-nos, crescemos na reciprocidade, na troca de experiências, no compartilhamento do conhecimento e na corrida contra o tempo.

As conquistas!
Acredito que me dediquei bastante e, dentro das minhas possibilidades e determinações, fiz o meu melhor! Continuarei explorando novas aplicações e ferramentas, pois tenho consciência de que tenho muito a conhecer e explorar, principalmente os recursos estudados por outros grupos, cujas aplicações são bastante amplas e que, em razão do tempo limitado, tornou inviável uma maior exploração e aprofundamento. Minha caminhada foi feita por descobertas e aprendizagens, recuos, dúvidas e vitórias; frustrações, angústias e incertezas, ensaios, tentativas e erros; pequenos e importantes acertos. Todavia, o que ficam registrados são os aspectos notadamente positivos, os momentos de superação, conquistas, aprendizagens, colaboração e ajuda mútua. Agradeço às professoras e colegas, pelo apoio recebido. Estabeleci importantes vínculos de companheirismo e amizade; agreguei conhecimentos e experiências que me conferem hoje novos olhares e novas percepção acerca dos recursos virtuais e dos ganhos reais por eles permitidos!

Um grande e terno abraço a todos os amigos feitos ao longo desse percurso! Até a próxima!