domingo, 24 de junho de 2007

17/04 - Agregando conteúdos


A leitura do texto da Suzana (http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2004/artigos/a6_distribuicao_conteudos.pdf) faz referência ao agregador de conteúdos, que torna possível uma rápida visualização de informações, sem que haja necessidade de acesso aos sites ou blogs específicos. A tecnologia RSS é desenvolvida em XML. Poder ter acesso a várias informações em um mesmo leitor/agregador, e otimiza tempo e facilita o trabalho de um professor, que esteja desenvolvendo blogs, wikis ou outros sites com suas alunos. As notícias ou novidades são armazenadas em arquivos conhecidos como feeds. Ao adicionar feeds em nosso leitor/agregador, acessamos as informações escolhidas. Uma dúvida é a do percurso a ser feito para acessar tais informações, também pelo celular. Nesses momentos, questiono-me sobre o conhecimento e as potencialidades humanas, no que se refere ao desenvolvimento tecnológico, e o quanto ainda tenho a aprender. Essa é a minha realidade, e acredito ser ainda mais evidente para um número expressivo de professores, que ainda não possui acesso a tais recursos, em sua ação pedagógica cotidiana. Ou seja, há ainda um abismo que separa o dia-a-dia do professor e as inovações que podem dinamizar e oferecer mais qualidade ao processo pedagógico.